top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila H. Kraus

Aceleração do Aquecimento Global: A Urgência dos Créditos de Carbono

Atualizado: 2 de fev.


O cenário climático global está mudando com uma velocidade alarmante. Relatórios recentes das Nações Unidas e estudos publicados pela Nature Climate Change destacam uma realidade preocupante:

estamos drasticamente aquém das metas necessárias para combater as mudanças climáticas.


O limiar de aumento de 1,5°C na temperatura média global, um ponto crítico para evitar as piores consequências das mudanças climáticas, pode ser atingido já em 2030. Este marco, anteriormente considerado um desafio distante, está agora à nossa porta, sinalizando a urgente necessidade de ação.


As metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris, foram concebidas com horizontes de tempo que se estendiam além de 2030, proporcionando uma janela percebida para adaptação e mitigação gradual. No entanto, a aceleração observada nas tendências de aquecimento global desafia essa percepção, trazendo as consequências climáticas severas para um futuro muito mais próximo do que se imaginava. Esse avanço dos prazos exige uma reavaliação imediata de nossas estratégias de mitigação e adaptação.


Baseando-se nos compromissos atuais dos países, estamos a caminho de reduzir apenas 2% das emissões até 2030, muito distante do necessário corte de 43% para evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Este cenário é exacerbado pela contínua dependência global em combustíveis fósseis, com previsões de aumento na produção de carvão, petróleo e gás, contrariando os esforços de mitigação climática.


Diante dessa realidade emergente, os créditos de carbono emergem como ferramentas vitais na luta contra as mudanças climáticas. Ao possibilitar a compensação de emissões de gases de efeito estufa (GHG) por meio de investimentos em projetos de conservação, restauração de ecossistemas e práticas sustentáveis, os créditos de carbono oferecem um caminho concreto para empresas e indivíduos contribuírem para uma solução global.


A Lux Carbon Standard está na vanguarda desta luta, oferecendo mecanismos para que empresas e indivíduos não apenas atendam às regulamentações ambientais, mas também tomem parte ativa na solução deste desafio global. A Lux Carbon Standard convida todos os seus stakeholders a se unirem nesta jornada urgente e necessária para combater o aquecimento global. Juntos, podemos fazer a diferença, investindo em créditos de carbono e promovendo a sustentabilidade ambiental para garantir um futuro viável para as próximas gerações.


Fontes:

  • Lamboll, R.D., Nicholls, Z.R.J., Smith, C.J. et al. Assessing the size and uncertainty of remaining carbon budgets. Nat. Clim. Chang. 13, 1360–1367 (2023). https://doi.org/10.1038/s41558-023-01848-5

  • Nações Unidas Brasil. (2023, 8 de novembro). Governos planejam produzir o dobro de combustíveis fósseis em 2030 do que o limite de aquecimento de 1,5°C permite. Nações Unidas Brasil. https://brasil.un.org/pt-br


27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page