top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila H. Kraus

Conferência sobre Mudanças Climáticas de Bonn em junho de 2023


A Conferência sobre Mudanças Climáticas de Bonn, que ocorre de 5 a 15 de junho, está pronta para estabelecer o palco para uma correção de curso na COP28, que acontecerá em dezembro nos Emirados Árabes Unidos. Essa conferência de Bonn é a 58ª sessão dos órgãos subsidiários da UNFCCC e abordará uma série de questões de importância crítica.


Dentre as questões em discussão, destacam-se a avaliação, a meta global de adaptação, a transição justa para sociedades sustentáveis, o Mercado de Carbono e o Financiamento Climático.


O Secretário Executivo das Mudanças Climáticas da ONU, Simon Stiell, afirmou: "para muitas pessoas ao redor do mundo, limitar o aquecimento do nosso planeta a 1,5 graus Celsius é uma questão de sobrevivência. A avaliação global é a oportunidade de uma geração para corrigir o curso em que estamos e projetar um caminho a seguir para enfrentar as mudanças climáticas com vigor e perspectiva renovados".


A fase técnica da avaliação global será concluída durante a Conferência de Bonn e dará início à fase política, que trabalhará para um resultado forte na primeira avaliação global na COP28.


Uma tarefa importante na SB58 será preparar decisões para a COP28; o objetivo será o de operacionalizar o novo fundo de perdas e danos e os acordos de financiamento, juntamente com uma decisão sobre o país-sede da rede de Santiago sobre perdas e danos.


Stiell acrescentou: "a COP27 em Sharm el-Sheikh (Egito) marcou a transição para a implementação do Acordo de Paris, resultando em vários pontos importantes que apoiam esta nova fase histórica. As partes sabem o que está em jogo, e cada país agora deve cumprir com sua parte".


Vários eventos abordarão o financiamento climático, principalmente o apoio financeiro adequado e previsível aos países em desenvolvimento para ações climáticas, incluindo a nova meta quantificada coletiva sobre financiamento. Outras questões importantes serão o aumento da transparência e responsabilidade das ações e a minimização dos impactos que as mudanças climáticas estão causando nos setores de agricultura e segurança alimentar.


Sameh Shoukry, Presidente da COP27 do ano passado, no Egito, afirmou: "a Conferência sobre Mudanças Climáticas de Bonn é uma ocasião oportuna para avaliar a implementação dos resultados e avanços alcançados em Sharm el-Sheikh. Ela também oferece uma oportunidade para pavimentar o caminho em direção a um progresso notável na COP28 nos Emirados Árabes Unidos ainda este ano. Isso é extremamente urgente, uma vez que a crise climática está se tornando uma nova realidade e somos obrigados a lidar com suas consequências diariamente. Reconhecendo isso, devemos aproveitar todas as oportunidades para renovar nossa determinação coletiva baseada na ciência e na ação climática".


A discussão sobre o mercado de carbono também será um tema central na Conferência de Bonn. A implementação eficaz do Artigo 6 do Acordo de Paris é essencial para promover a cooperação internacional na redução de emissões e apoiar o desenvolvimento sustentável. As partes buscarão chegar a um acordo sobre as regras e diretrizes para a implementação do mercado de carbono, incluindo a integridade ambiental e a transparência das unidades de mitigação resultantes.


Neste tema teremos 4 importantes painéis, que falarão sobre como as tecnologias digitais darão suporte ao Mercado de Carbono, o papel do setor privado no Mercado de Carbono, Florestas no Mercado de Carbono e a Implementação de alternativas do Mercado de Carbono na América Latina.


O mercado de carbono desempenha um papel fundamental na aceleração da transição para uma economia de baixo carbono, incentivando a redução de emissões e facilitando o financiamento de projetos sustentáveis. É importante estabelecer um quadro robusto e confiável para garantir a integridade e a eficácia do mercado de carbono global.


Além disso, a Conferência de Bonn também abordará a importância da colaboração entre os setores público e privado, bem como a participação ativa da sociedade civil e das partes interessadas no enfrentamento das mudanças climáticas. O engajamento de todos os setores da sociedade é fundamental para a implementação efetiva das medidas climáticas e para alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris.


A Conferência sobre Mudanças Climáticas de Bonn é um marco importante nessa jornada, trazendo esperança e um senso renovado de urgência para enfrentar a crise climática. O tempo para a ação é agora, e a colaboração global é fundamental para garantir um mundo sustentável para todos.


Fique atento às atualizações e resultados da Conferência sobre Mudanças Climáticas de Bonn, à medida que nos aproximamos da COP28 nos Emirados Árabes Unidos. Juntos, vamos fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas.




10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page