top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila H. Kraus

Lançamento do Triple C Protocol: Uma Nova Era na Certificação de Carbono no Brasil

No dia 21 de setembro de 2023, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, foi palco de um marco histórico para a sustentabilidade e o mercado de carbono no Brasil. A Lux Carbon Standard (LuxCS) realizou o evento de lançamento de suas diretrizes inovadoras para a certificação de carbono no mercado voluntário brasileiro. O evento, que aconteceu presencialmente na AMPE, localizada na Rua Humberto de Campos, 245, Blumenau/SC, Brasil, reuniu público de mais de sessenta pessoas presencialmente e também foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da LuxCS no YouTube, permitindo que pessoas de todo o mundo pudessem participar deste momento tão significativo.


Na fotografia: a equipe de engenheiros e sócios da LuxCS apresenta o protocolo ao público com filmagem e transmissão ao vivo.


Se você não teve a oportunidade de participar ou assistir ao vivo, temos ótimas notícias: a gravação completa está disponível aqui! Convidamos você a assistir e mergulhar neste universo de possibilidades para um futuro mais sustentável e maior acesso à certificação de projetos ambientais com o nosso novo protocolo, focado nas necessidades e particularidades do mercado brasileiro.



A abertura do evento foi realizada pelo CEO da LuxCS, Pedro Guilherme Kraus. Ele introduziu o cenário atual do mercado de carbono e destacou a importância de iniciativas como a LuxCS para o combate às mudanças climáticas. Em seguida, a equipe técnica da LuxCS apresentou detalhes sobre o protocolo Triple C, um padrão de certificação que norteia a geração de créditos de carbono de remoção e a certificação de inventário e redução de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, foram abordados temas como a tokenização de créditos e o programa da LuxCS, Uncarbonize.


O protocolo Triple C, cujo nome é derivado do termo “créditos para compensação de carbono”, traz diretrizes gerais que visam garantir a efetividade na mitigação e no combate às mudanças climáticas. A LuxCS também está trabalhando na elaboração de metodologias específicas para atender ao mercado brasileiro, abrangendo áreas como a conservação da Mata Atlântica, Amazônia, mangue e restinga, florestas plantadas, agricultura brasileira e fruticultura.


O protocolo encontra-se disponível para baixar na área documentos, barra superior, aqui no site da LuxCS. Para maior transparência e seguindo as melhores práticas internacionais do mercado voluntário de carbono, o documento do Triple C Protocol encontra-se aberto para consulta pública durante os próximos 30 (trinta) dias, até o dia 23 de Outubro de 2023, segunda-feira.


Estamos felizes em receber as suas sugestões, contribuições e críticas através do nosso e-mail contato@luxcs.org. Um retorno sobre os apontamentos desta consulta pública realizada será posteriormente publicado no site, provavelmente durante o mês de Novembro de 2023, conforme a demanda. Contamos com a sua contribuição para juntos desenvolvermos uma nova etapa no mercado de créditos de carbono e conservação ambiental no Brasil.


Ao final da apresentação, o evento foi aberto para perguntas dos convidados, proporcionando um rico momento de interação e esclarecimento de dúvidas dos presentes.


Na fotografia: sócios e equipe da Lux Carbon Standard, reunidos para prestigiar o lançamento do Triple C Protocol


Além disso, para mais informações sobre a Lux Carbon Standard e suas iniciativas, confira nosso FAQ, inscreva-se em nossa plataforma ou envie as suas dúvidas pelo e-mail para contato@luxcs.org, estamos a sua disposição para juntos construirmos um futuro de conservação ambiental e maior sustentabilidade.

87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page