top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamila H. Kraus

Série LuxCS em Foco 7: Quais são os serviços e as políticas adotadas pela LuxCS?

Neste artigo, continuamos nossa série LuxCS em Foco, na qual buscamos apresentar nossa empresa e nossos serviços de certificação de créditos de carbono no mercado voluntário. Desta vez, vamos abordar nossa política de ESG (Environmental, Social and Governance), que orienta nossas decisões e ações para promover o desenvolvimento sustentável e atender às expectativas de nossos stakeholders. Também vamos explicar quais são os critérios e limites que seguimos para garantir a qualidade e a integridade dos projetos que certificamos, evitando qualquer conflito de interesses ou risco de fraude. Acompanhe conosco e saiba mais sobre a LuxCS, uma empresa comprometida com o futuro do planeta e das pessoas.

Logo da Lux Carbon Standard - LuxCS
A Lux Carbon Standard se orgulha de ser a primeira certificadora a elaborar metodologias que atendem às especificidades dos biomas brasileiros

A LuxCS é uma empresa especializada na certificação de créditos de carbono no mercado voluntário, dando transparência, integridade, segurança aos stakeholders e evitar conflitos de interesses, para garantir a qualidade e a liquidez do ativo financeiro – crédito de carbono.

Ela oferece diretrizes próprias para certificar a redução de emissões de gases de efeito estufa, abrangendo validação, verificação e certificação. Seus projetos são auditados por terceiros para garantir integridade e transparência, contribuindo para um futuro sustentável.

Para isso, se pauta pelos códigos de boas práticas internacionais e utiliza como espinha dorsal um padrão de certificação que prevê e normatiza seus procedimentos. O Padrão Triple C Protocol® foi construído por um time de técnicos, revisado por especialistas, mestres e doutores, e submetido a consulta pública.


Logo do Triple C Protocol® da LuxCS.
O Triple C Protocol® foi desenvolvido por uma equipe de especialistas para atender às necessidades do mercado de carbono brasileiro, contemplando diferentes biomas, beneficiando populações tradicionais e dando oportunidades para grandes e pequenos proprietários.

O Triple C Protocol®:

  • Endossa e desenvolve metodologias aplicáveis às realidades nacionais, permitindo a certificação de créditos em todos os biomas brasileiros e trabalhando com todos os tipos de atividades produtivas que envolvam manejo de solo.

  • Pode ser aplicado em propriedades a partir de 5 hectares, contíguas ou não, consorciadas ou não, permitindo a inclusão de pequenos proprietários de terras no Mercado voluntário, através de projetos individuais ou cooperados.

  • Realiza a supervisão ativa de todo o processo de certificação e da rastreabilidade do ativo financeiro - crédito de carbono.

  • Engloba um programa de descarbonização denominado UnCarbonize. Este é um programa de certificação de inventários de emissões de gases de efeito estufa direcionado a empresas e instituições. Ele confere certificados de redução parcial ou total de emissões ou a descarbonização de cadeias produtivas inteiras.

  • Também dentro do Programa Uncarbonize, realizamos a certificação de fontes de energia renovável, como painéis solares, entre outros.

O que a LuxCS FAZ enquanto certificadora

Em conformidade com as regras de ESG, a LuxCS segue as melhores práticas para contribuir com as políticas de Emissões Zero e garantir os interesses dos stakeholders, garantindo o menor impacto ambiental e social nas áreas de seus projetos e resguardando as comunidades locais. Para tanto:

  • Utiliza um cuidado redobrado no caso de projetos em áreas de povos originários, quilombolas e comunidades ribeirinhas.

  • Adota diversas salvaguardas para melhoria de áreas sob projetos.

  • Possui indicadores de melhoria ambientais e sociais inclusos em metodologias.

  • Modelagem de risco de reversão previstos em metodologias.

  • Projetos elaborados por profissionais qualificados e independentes.

  • Projetos Validados e Verificados por Auditorias de terceira parte independentes.

  • Mantém registro e rastreabilidade do ciclo de vida do crédito (nascimento a aposentadoria).

  • Utiliza tecnologia blockchain – em rede privada (hyperleadger).

  • Possui Framework de Governança que garanta um programa de certificação com transparência, independência e elevado nível de responsabilidade.

  • Estrutura projetos de forma que os stakeholders compreendam a extensão de suas responsabilidades e compromissos de forma clara, objetiva e precisa.

O que a LuxCS NÃO FAZ enquanto certificadora

Desde o início de sua concepção, com o intuito de estabelecer sua fiabilidade no Mercado Voluntário e garantir a execução de projetos pautados pela alta integridade e transparência, a LuxCS definiu estritas regras de governança, que dentre outras providências, estipula que a LUXCS:

  • Não estabelece parcerias comerciais para desenvolver ou alavancar negócios;

  • Não possui força de vendas;

  • Não presta serviço de consultoria à projetos de carbono (ex.: regularização fundiária);

  • Não elabora projetos para geração de créditos de carbono, (este é o trabalho do elaborador de projeto, que é um profissional independente, credenciado para aplicar o Triple C Protocol);

  • Não audita projetos de créditos de carbono (as auditorias são realizadas por Auditores independentes);

  • Não comercializa, intermedia ou especula com créditos de carbono;

  • Não recebe taxas ou pagamentos por certificação e registro em créditos. Somente recebe pagamentos em moeda corrente.


Esperamos que este texto tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre o funcionamento do mercado de carbono voluntário e a entender melhor o papel da LuxCS como uma entidade independente, transparente e confiável que promove a qualidade, a integridade e a credibilidade dos projetos de redução de emissões. A LuxCS está à disposição para prestar mais informações e apoio aos interessados em contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável através do mercado de carbono voluntário.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page