Uma homenagem aos que fazem a diferença na promoção de uma economia de baixo carbono
Hoje, 1º de maio, é o Dia Internacional do Trabalho, uma data que celebra a luta e a conquista dos direitos dos trabalhadores em todo o mundo. Nós, da Lux Carbon Standard, queremos parabenizar a todos os nossos stakeholders que, com seu esforço e dedicação, contribuem para o desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente.
Conheça os elaboradores de projetos, os profissionais que trabalham em campo para executar projetos de certificação de carbono
Este é o oitavo e último artigo da série LuxCS em Foco, na qual discorremos sobre os principais conceitos e benefícios do Mercado Voluntário de Carbono e apresentamos em mais detalhes as políticas e metodologias de certificação de carbono, desenvolvidas em nosso protocolo Triple C. Neste artigo, vamos falar sobre os elaboradores de projetos, os profissionais que vão a campo para aplicar o protocolo e garantir a viabilidade, qualidade e a transparência dos projetos de carbono.
Elaborador de Projetos é a nomenclatura utilizada para os profissionais responsáveis pelas análises técnicas, elaboração de projetos e condução de medições e monitoramento durante o tempo de vida de um projeto, podendo ainda prestar consultoria aos proprietários de áreas em todas as etapas do processo.
Os elaboradores de projetos são responsáveis por planejar, executar e monitorar as atividades de redução e remoção de emissões de gases de efeito estufa em diferentes setores, como energia, florestas, agricultura, transporte, indústria e resíduos. Eles devem seguir as diretrizes e os critérios do Triple C Protocol, que estabelece os requisitos de elegibilidade, adicionalidade, permanência, monitoramento, verificação e registro dos projetos de carbono.
Estes profissionais realizam a Análise de Viabilidade, para isso devem estar aptos analisar as evidências de direito de propriedade, negativas de impostos, questões imobiliárias e documentação geral da propriedade, realizar as mensurações seguindo metodologias aplicáveis ao escopo dos projetos e gerenciar relação à prazos, custos, análise de risco, indicação de medidas preventivas para a ocorrência de externalidades que comprometam a integridade do projeto, resultando na geração de carbono/ e ou redução de emissões de GEE.
Um dos requisitos para ser um elaborador de projetos, é ter formação em áreas relacionadas ao meio ambiente ou processos técnicos, como engenharias florestal, ambiental, e química, ciências biológicas ou agronomia, entre outras. Além disso, o profissional deve estar em dia com seu conselho profissional, que garante a sua habilitação, atribuições técnicas e idoneidade para exercer suas atividades. Por fim, o elaborador de projetos pode optar para atuar como autônomo ou em empresas e emitir notas fiscais de seus serviços diretamente aos clientes, uma vez que seu trabalho não gera vínculos empregatícios com a certificadora.
Os elaboradores de projetos credenciados pela Lux Carbon Standard têm acesso a uma plataforma online exclusiva, na qual podem cadastrar e gerenciar seus projetos de carbono, receber orientações e suporte técnico, consultar as melhores práticas e as novidades do mercado de carbono , além de participar de uma rede de profissionais qualificados e comprometidos com a sustentabilidade.
Seja um elaborador de projetos e faça parte da solução das questões climáticas
Para serem credenciados à LuxCS, os elaboradores de projetos precisam passar por Exames de Suficiência, ter amplo conhecimento do processo de certificação, da plataforma eletrônica da LuxCS e das metodologias para elaboração de projetos, bem como estar devidamente registrados no respectivo Conselho Profissional e aptos a desempenhar as suas funções.
Se você tem interesse em se tornar um elaborador de projetos credenciado pela Lux Carbon Standard e aplicar o Triple C Protocol é necessário seguir os passos do edital 006/2023 – SELEÇÃO E CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS ELABORADORES DE PROJETOS. Seguindo os passos do edital, o candidato deve realizar um exame de suficiência e, se aprovado, estará habilitado para trabalhar com o Triple C Protocol e fará parte da lista de elaboradores de projeto credenciados, disponível em nosso site.
Agradecemos a sua atenção e esperamos que tenha gostado da série LuxCS em Foco. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre certificação de carbono, sustentabilidade e meio ambiente. Até a próxima!
Comments